O melhor site de RPG de toda a Net !!!
 
PortalPortal  InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  

Compartilhe | 
 

 Os personagens

Ir em baixo 
AutorMensagem
Alexander
Administrador
Administrador


Número de Mensagens : 42
Idade : 28
Pontos : 1
Reputação : 0
Data de inscrição : 16/11/2008

MensagemAssunto: Os personagens   Qua 19 Nov - 12:26

O jogador de RPG faz de conta que é outra pessoa.

Ele finge ser um personagem. Então, para jogar RPG, primeiro você vai precisar de um
personagem.

O personagem é o herói que vai participar das aventuras, obedecendo aos comandos do jogador que o controla. Ele é como um lutador de videogame, que aplica golpes quando você aperta os botões. A diferença é que, em vez de apertar botões, você tc aquilo que seu personagem vai fazer.

O que o jogador fala, o personagem faz. Se o jogador diz "estou abrindo a porta", na verdade não é ele, e sim seu personagem, que tenta abrir a porta.



A Construção do Peronagem

Os módulos 3D&T publicados até agora trazem vários personagens prontos para jogar. Usar um personagem pronto poupa o jogador de algum trabalho e permite começar a jogar mais rápido. Contudo, grande parte da diversão no RPG está justamente em inventar seu próprio herói.

Adiante você vai aprender regras sobre como usar números para construir um personagem – mas é você
quem vai fornecer o material mais importante: sua imaginação. Qualquer um pode fazer contas e preencher
uma ficha com informações, mas isso não basta para ter um personagem interessante.

A primeira coisa a fazer é escolher um conceito, uma idéia básica. O que seu personagem vai ser? Um guerreiro bárbaro com um machado mágico e uma pele de pantera jogada sobre os ombros? Um feiticeiro caçador de vampiros? Um lutador de rua em busca de vingança? Um ninja biônico combatente do crime? Você pode ser tudo isso e qualquer outra coisa que imaginar.



A Ficha do Personagem

Depois de escolher um conceito, o próximo passo é preencher a Ficha de Personagem ­
um tipo de formulário que você encontra no tópico de inscrições

Quando estiver preenchida, a Ficha passa a funcionar como um registro das coisas que seu personagem consegue fazer. Essas informações serão importantes no jogo.

Você tem alguma liberdade para preencher a Ficha, mas não liberdade total. A Ficha mede o poder do personagem, e existem limites para esse poder. Para fazer seu herói, você recebe certa quantidade de pontos: esses pontos serão usados para "comprar" poderes para o personagem. O número de pontos que você recebe vai variar, como veremos a seguir.



A Pontuação

Os pontos servem para "medir" o poder de um personagem. A pontuação inicial dos personagens jogadores é para este RPG será da classificação:

Novato (10 pontos): você é um herói ainda em começo de carreira. Pode ter Características e Focus até 2, e até duas Vantagens. Pode ter até três Desvantagens de ­1 a ­2 pontos cada, ou duas Desvantagens de qualquer valor.

Apenas personagens jogadores com esta pontuação podem adotar kits do Aventureiro.



Caracteristicas

As Características são as informações mais importantes sobre seu personagem ­
são números que dizem como ele é. Quanto mais altas, mais poderoso ele será. Elas variam de 0 a 5, mas certos personagens e criaturas poderosas podem ter Características mais altas.

As Características são: Força, Habilidade, Resistência, Armadura e Poder de Fogo. Elas também podem aparecer abreviadas como F, H, R, A e PdF, respectivamente. Pessoas normais quase sempre têm 0 em todas essas Características; um valor 1 corresponde ao máximo possível para "humanos normais". Qualquer valor acima de 1 já é considerado heróico ou sobre-humano.

Quando você constrói um personagem, cada ponto compra um ponto de Característica. Você pode, por exemplo, usar 12 pontos para comprar Força 2, Habilidade 4, Resistência 1, Armadura 2 e Poder de Fogo 3 (2+4+1+2+3=12).

Preencha estes valores na Ficha de Personagem.

Um personagem recém criado nunca pode ter nenhuma Característica maior que 5, não importa quantos pontos ele tenha para gastar.



Pontos de Vida (PVs)

Os Pontos de Vida, ou PVs, são a "energia vital" de um personagem, como se fosse sua barra de energia no videogame. Quanto mais Pontos de Vida ele tem, mais difícil será matá-lo.

Humanos normais têm apenas 1 PV, enquanto um personagem jogador pode ter 6, 10 ou até 30 PVs!

Você não compra Pontos de Vida; eles dependem da Resistência do personagem. Veja mais detalhes nos tópicos Características, Pontos de Vida e Pontos de Magia.



Pontos de Magia (PMs)

Os Pontos de Magia, ou PMs, são o "combustível" que seu personagem utiliza para ativar certos poderes especiais. Magos usam PMs para lançar magias, enquanto não-magos usam esses mesmos PMs para fazer ataques mais fortes, reforçar suas defesas, ou usar superpoderes e outras habilidades sobrenaturais.
Veja mais detalhes nos tópicos Características, Pontos de Vida e Pontos de Magia.




Vantagens e Desvantagens

As Vantagens são poderes ou habilidades especiais que cada personagem tem. Desvantagens são suas fraquezas, coisas que atrapalham seu desempenho.

Uma Vantagem ou Desvantagem diz também a qual raça o personagem pertence.

Cada personagem tem seu próprio conjunto de Vantagens e Desvantagens. Você vai encontrar em outro tópico uma longa lista contendo várias Vantagens e Desvantagens.

Vantagens são compradas com pontos. Em vez de gastar todos os pontos em Características, você pode uardar alguns para ter coisas como um Aliado, um Ataque Especial, Invisibilidade e outras coisas. Cada uma tem seu próprio custo, geralmente 1, 2 ou 3 pontos ­mas algumas podem ser bem mais caras. Você pode comprar quantas Vantagens quiser, se puder pagar por elas.

Você também pode pegar Desvantagens, para ganhar pontos. Cada Desvantagem dá 1, 2, 3 ou até 4 pontos extras para gastar com Características ou Vantagens.



Perícias

Perícias são um tipo diferente de Vantagem.

Cada Perícia é um grupo de conhecimentos, coisas que o personagem sabe fazer além de lutar. Nenhuma Perícia pode ser usada em combate, mas elas são úteis em outras situações. Existem onze Perícias (cada uma com suas Especializações): Animais, Arte, Ciência, Crime, Esporte, Idiomas, Investigação, Manipulação, Máquinas, Medicina e Sobrevivência.



Magia

Em alguns casos, seu personagem pode ser capaz de usar magia. Normalmente isso faz dele um mago, mas também pode ser um clérigo, paladino, bardo, artista marcial...

Magia é um tipo de poder diferente e um tanto complicado.

Poder mágico também é comprado com pontos. Esse poder é medido através de seis Caminhos (Água, Ar, Fogo, Luz, Terra, Trevas) e o Focus de cada um. Assim como as Características, o Focus vai de 0 a 5. Um personagem recém criado nunca pode ter Focus maior que 5. Mais detalhes no tópico Magia e Magos.



Dinheiro

Na maioria das vezes, em uma aventura de 3D&T, ter dinheiro não é assim tão importante.
Dinheiro não faz um herói vencer o mal, mas em alguns casos pode ajudar. Pequenas coisas como uma noite na estalagem, um novo cavalo ou carro, equipamentos, uma passagem para Marte (XD), comida e bebida... os aventureiros não podem conseguir essas coisas com socos, chutes e disparos. Bem, pelo menos não o tempo todo...

A unidade monetária básica de 3D&T é a Moeda Zenny (Z$). Uma Moeda vale cerca de um copo de uma bebida não alcoólica qualquer.

Além de seus pertences pessoais, um personagem recém criado tem certa quantidade de dinheiro disponível. Ela é igual a 100 Moedas neste RPG. Esse valor pode variar, dependendo das Vantagens e Desvantagens que ele tiver:

Citação :
VANTAGENS/DESVANTAGENS VARIAÇÃO (Z$)
Aparência Agradável +50
Aparência Monstruosa ­-10
Boa Fama +50
Clericato ou Paladino -10
Patrono +200
Perito +50
Qualquer Perícia +200
Qualquer Especialização +50
Torcida +10
Assombrado/Maldição ­-10
Código de Honra dos Heróis -10
Código de Honra da Honestidade -10
Má Fama ­-100
Inculto ­-100
Insano ­-50


Caso o cálculo resulte em um valor negativo, o personagem tem dividas: qualquer dinheiro que ele consiga durante as aventuras deve ser empregado para salda-las (ou, caso contrário, ele pode ser perseguido por seus credores como se fossem Inimigos!).

Personagens com a Vantagem Recursos adicionam ao resultado do dinheiro inicial o valor de sua renda mensal (para maiores detalhes veja no tópico Vantagens).

Contudo, lembre-se que o dinheiro de personagens recémcriados nunca pode ser usado para comprar itens e equipamentos mágicos, não importa quão rico seja.


Última edição por Alexander em Qua 19 Nov - 17:38, editado 2 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Alexander
Administrador
Administrador


Número de Mensagens : 42
Idade : 28
Pontos : 1
Reputação : 0
Data de inscrição : 16/11/2008

MensagemAssunto: Re: Os personagens   Qua 19 Nov - 12:27

Exemplo

Construir um personagem de RPG é um processo que envolve dois elementos importantes: seguir as regras e usar a imaginação. Você pode imaginar seu personagem como quiser, desde que as regras (e o Mestre) permitam.

Para que você entenda bem como se faz um herói de 3D&T, vamos acompanhar, passo a passo, a construção de um personagem jogador. As regras que vamos usar são explicadas com mais detalhes nos tópicos capítulos, então não se preocupe se ainda não entender alguns termos.

Você vai perceber também que muitos detalhes na história deste personagem não aparecem nas regras: a maior parte veio da imaginação de seu inventor.

A primeira coisa de que você precisa é ter em mãos a Ficha de Personagem, que está no tópico de inscrições.

O Conceito: começamos com o conceito, aquilo que seu personagem é. Aqui você decide se ele será um ninja, duelista, espadachim, artista marcial, limpador de janelas ou o que quer que seja.

No mundo de Aragon existem vários tipos de licantropos ­ou homens-fera, humanos que por algum motivo foram transformados em seres animalescos. Alguns se parecem com pessoas normais que, sem controle, podem mudar subitamente para uma forma monstruosa e selvagem. Outros não se transformam: apenas possuem feições animais, como olhos, orelhas, focinho, pêlos e/ou cauda. De resto, são gente comum.

Koi, o guerreiro errante, pertence a este último tipo. Ele tem cabeça, pés e cauda de cão, devido a um tipo de maldição que recebeu no passado. Ele percorre as planícies do continente de Lamnor em batalha contra os monstros goblinóides que dominam o lugar.

"Koi" é uma palavra japonesa para amor, mas também quer dizer carpa. No Japão, a carpa é conhecida também como "peixe-samurai", porque ela não se debate quando cortada com a faca ­
m ostrando coragem e dignidade diante da morte.

Note que até aqui não usamos nenhuma regra.

O tópico “Vantagens e Desvantagens” apresenta uma regra própria para personagens licantropos, mas não é este o caso. Koi pertence a um tipo diferente de licantropo, sem quaisquer poderes ou fraquezas especiais. O fato de ter cara de cachorro é apenas uma opção estética ­ você pode
fazer seu personagem com qualquer aparência que imaginar desde que isso não esteja fora das regras.

Embora Koi tenha esse aspecto animalesco, ele não é exatamente assustador ­
não para os padrões de Aragon.

Portanto, mais adiante, não vamos dar a ele a Desvantagem de ter Aparência Monstruosa. Note que isso poderia ser diferente se fosse uma aventura no mundo moderno.

A Pontuação: o Mestre dirá quantos pontos você tem para construir seu herói. Se você está jogando pela primeira vez, provavelmente será um personagem Novato, feito com 10 pontos. No entanto, para ilustrar melhor a compra de Características, Vantagens e Desvantagens, vamos fazer nosso personagem-exemplo com 12 pontos, o máximo permitido para um personagem recém criado.

As Características: agora vamos começar a escolher suas Características, lembrando que temos 12 pontos para gastar. Primeiro a Força.

Embora pareça magro, Koi é um guerreiro muito forte, e está armado com uma espada muito afiada. Consegue cortar um orc ao meio com um só golpe. Em combate corporal, ele é temível.

Se queremos que Koi seja eficiente em combate corporal, temos que dar a ele um bom valor em Força. F3 é ótimo para começar. Sim, claro que F5 seria melhor, mas isso custaria 5 pontos. Precisamos economizar para gastar com outras coisas mais adiante.

Koi é excepcionalmente ágil e inteligente, como todo aventureiro solitário deve ser se pretende sobreviver por muito tempo em Lamnor.

A Habilidade é a mais importante das cinco características, então vamos colocar aqui um número alto. Não é hora de economizar. Para uma boa agilidade, destreza e inteligência, daremos a Koi uma altíssima H4.

Koi tem um bom vigor físico, muito acima da média humana. Ele é também determinado, dono de uma poderosa força de vontade. Será difícil que caia vitima de ferimentos, doenças ou magias.

Para que seja bem sucedido em testes de Resistência e tenha muitos Pontos de Vida para tolerar mais dano, vamos ficar com R3. Isso quer dizer que Koi terá 15 Pontos de Vida (PVs = Rx5). Esta será também sua quantidade de Pontos de Magia para ativar poderes especiais.

Koi não acha confortável usar armaduras pesadas, pois ele está sempre em longas viagens. Além disso, nunca encontrou um elmo que sirva bem em sua cabeça! Embora ele use algumas placas de armadura em sua vestimenta, sua proteção corporal na verdade é precária.

Uma vez que já gastamos 10 de nossos 12 pontos, vamos dar a Koi apenas A1. Note que você poderia mudar de idéia, tirar um ou mais pontos das Características já escolhidas e colocar em Armadura.
Mas não faremos isso.

Koi nunca aprendeu a usar arco e flecha, besta, facas de arremesso, funda e outras armas para combate à distância. Koi terá poder de fogo 0. Isso quer dizer que, caso decida fazer um ataque à distância, ele só poderá usar seu valor de Habilidade para calcular sua Força de Ataque. Você verá mais detalhes sobre isso no tópico Regras e Combate.

As Vantagens: então agora temos um personagem com F3, H4, R3, A1 e PdF0. Gastamos 11 de nossos 12 pontos, mas não se preocupe com isso ainda. Vamos escolher algumas Vantagens.

Como dito anteriormente, Koi utiliza uma espada muito afiada, uma Katana (versão oriental de uma Espada
Bastarda), porém esta espada exige treinamento especial.
Para usá-la, é necessária a Vantagem Usar Armas (Medieval Exótica), por 1 ponto.

Como parte de seu treino com a espada, Koi aprendeu a desferir um poderoso ataque que ele chama Ataque ao Coração. Sua espada brilha com energia flamejante, provocando dano muito maior ­ mas consumindo parte de sua energia espiritual.

Vamos comprar para Koi um Ataque Especial baseado em Força (lembre-se, você deve escolher F ou PdF para esta Vantagem). Quando decide usar o Ataque ao Coração, Koi aumenta sua Força de Ataque em +2. No entanto, quando faz isso, ele gasta 2 Pontos de Magia. Se em algum momento ficar sem PMs, não poderá usar o Ataque Especial.
Essa Vantagem também custa 1 ponto.

Koi vive como andarilho há muito tempo, sem pertencer a nenhum lugar, vagando tristemente por regiões selvagens. Para isso ele teve que aprender a viver sem depender de mais ninguém.
Então ele caça sua própria comida, acende seu próprio fogo, costura sua própria roupa e tudo o mais...

Será sempre interessante que um personagem possua pelo menos uma Perícia (afinal, mesmo para um guerreiro, lutar não é tudo na vida). No caso de Koi, para combinar com sua história ­
e para que ele consiga se virar sozinho quando precisar ­, vamos gastar 2 pontos com Sobrevivência.

As Desvantagens: gastamos 15 pontos. 3 pontos acima de nosso limite. Para resolver isso temos duas escolhas: rever as Características e Vantagens, reduzindo ou removendo uma ou mais delas; ou então pegar algumas Desvantagens.
Vamos escolher esta segunda opção.

Embora seja um lutador extraordinário, Koi tem um problema grave que coloca sua vida em risco. Às vezes, em momentos de perigo, ele é visitado por Colisa ­uma estranha e irritante fadinha, que só ele consegue ver e ouvir.
Na presença da fadinha, ele não consegue lutar e nem fazer nada direito.

A primeira Desvantagem que vamos escolher será Assombrado. Sempre que Koi entra em combate (ou em
outras ocasiões), o Mestre joga um dado: um resultado 4, 5 ou 6 significa que a fada Colisa (como "koi", colisa é também o nome de um peixe) começa a infernizar sua vida, e ele recebe um redutor temporário de ­1 em suas Características até que ela se vá. Isso quer dizer que, nessas ocasiões, Koi terá F2, H3, R2 (mas isso não afeta seus Pontos de Vida), A0 e PdF0. Esses valores voltam ao normal quando a assombração termina.

Isso é um grande problema na vida de Koi, mas vale ­2 pontos. Agora estamos devendo apenas 1 ponto.
Koi pode parecer frio e sem coração, mas na verdade não consegue se recusar a ajudar alguém.

Ele não sai por aí procurando oportunidades de ser herói, mas, quando alguém grita por socorro, Koi sempre acaba resmungando algo como "droga, lá se vai meu jantar!" e partindo para o resgate.

Koi segue o Código de Honra dos Heróis. Isso quer dizer que ele sempre vai cumprir suas promessas, atender pedidos de socorro e defender os mais fracos, mesmo que sua vida esteja em risco. É uma maneira dura de viver, mas isso vale ­1 ponto.

Já completamos nossos 12 p ontos, e temos nosso personagem jogador pronto para a ação!

Os Toques Finais: você poderia enriquecer sua história com mais detalhes. Por exemplo, dizendo que Koi gosta de comer peixe, sabe tocar flauta e detesta quando alguém resolve tratá-lo como cachorro.

Nenhuma destas coisas oferece qualquer poder ou fraqueza especial em termos de jogo. Por exemplo, você NÃO PODE tocar flauta de forma impressionante, como se tivesse a Perícia Arte. E também NÃO PRECISA encher o taverneiro de pancada só porque ele lhe ofereceu um osso, como se fosse um Código de Honra.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
Os personagens
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Criação de Bio de Personagens Oficiais de Naruto a serem Utilizadas
» Backgrounds: Postem os BG´s de seus personagens aqui!
» Criação de Personagens para o Bingo Book
» Quantidade de Personagens
» Personagens

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
RPG Rules :: RPG - Geral :: Sugestões e opiniões.-
Ir para: