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 Os Números

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Alexander
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Data de inscrição : 16/11/2008

MensagemAssunto: Os Números   Qua 19 Nov - 12:51

Estes cinco números são a base fundamental de um personagem de 3D&T. São seus atributos básicos.

As Características dizem como é seu herói, e o que ele é capaz de fazer. Grande Força permite levantar mais peso e causar mais dano com socos e chutes.

Habilidade maior melhora suas chances de acertar um golpe. E com uma Resistência alta você tem mais chance de sobreviver aos ferimentos, bem como mais energia para lançar magia.

Cada Característica tem um valor que vai de 0 a 20. Um valor de 1 a 4 significa que aquela Característica é “normal” para um ser humano adulto ­ quase todas as pessoas do mundo têm de 1 a 4 em suas Características. Valores acima de 4 são dignos de grandes aventureiros, heróis poderosos ou criaturas desumanas, enquanto que valores 0 equivalem a pessoas abaixo do média ou crianças.

Durante a construção, cada ponto de personagem compra um ponto de Característica.

Personagens jogadores recém criados nunca podem ter Características acima de 24.



Força

Força é sua capacidade de levantar peso, empurrar e puxar coisas, e causar dano com socos, chutes e golpes com armas. Quanto maior sua Força, maior o dano que você provoca em combate corporal, ou seja, ataques contra alvos que estejam ao alcance de suas mãos ou pés. A Força será somada à sua Habilidade para determinar sua Força de Ataque quando você luta corpo-a-corpo.

Um personagem também pode usar sua Força para fazer coisas que envolvem grande força física, como derrubar portas, empurrar carros, carregar peso...

A fonte de sua Força pode ser qualquer coisa: seus próprios músculos, um braço biônico (xD), um anel mágico, um tentáculo que emerge do chão sempre que você precisa... deixe a imaginação rolar!


1-4 Fraco: Você pode erguer 20kg.
5-8 Médio: Você pode erguer 50kg.
9-12 Bom: Você pode erguer 100kg
13-16 Forte: Você pode erguer 200kg.
17-20 Excepcional: Você pode erguer 400kg.
21-24 Extraordinário: Você pode erguer 800kg.


Habilidade

A mais importante das Características ­ não recomendamos que nenhum personagem jogador tenha menos de 2 pontos nela. Habilidade corresponde à agilidade, velocidade, equilíbrio e, em certo nível, à inteligência do personagem.

Você usa a Habilidade para atos impressionantes, corajosos e sobre-humanos, como lutar, esquivar-se de ataques, saltar de prédios, agarrar helicópteros em pleno ar e coisas assim.

Um personagem com Habilidade 0 é uma pessoa comum, sem nenhum treinamento atlético ou em combate: para ele, é muito difícil (ou mesmo impossível) lutar ou realizar grandes façanhas atléticas.

A Habilidade é somada à Força para descobrir a Força de Ataque em ataques corporais, ou somada ao Poder de Fogo para ataques à distância. A Habilidade também é somada à Armadura para calcular sua Força de Defesa. Tudo isso é explicado no tópico Regras e Combate.

Muitas vezes, quando um personagem precisa usar algum conhecimento (como Perícias), será exigido dele um teste de Habilidade.


1-4 Fraco: Você é bem estabanado, então não use uma serra elétrica.
5-8 Médio: Você consegue andar e mascar chiclete ao mesmo tempo. (XD)
9-12 Bom: Você tem um excelente potencial atlético a ser desenvolvido.
13-16 Ótimo: Você consegue fazer malabarismo com cinco facas.
17-20 Excepcional: Você consegue fazer malabarismo com cinco facas e de olhos vendados.
21-24 Extraordinário: Você é difícil de vencer em combate; raramente falha ao realizar um ataque ou esquiva.


Resistencia

Esta é a constituição, o vigor físico do personagem. Quanto maior sua Resistência, mais ferimentos você pode sofrer antes de morrer. Uma Resistência elevada também ajuda um personagem a tolerar venenos, doenças e outros agentes nocivos à saúde.

Embora esteja mais ligada à vitalidade do corpo, a Resistência também mede sua determinação, força de
vontade e poder mental. Quando o personagem é alvo de uma magia ou poder psíquico, ter uma alta Resistência reduz suas chances de sofrer um efeito nocivo: quanto mais alta a Resistência, mais difícil será afetá-lo com magia ou outro poder sobrenatural.

Pontos de Vida e de Magia: a Resistência também determina diretamente seus Pontos de Vida e Pontos de
Magia. Quanto maior ela for, mais PVs e PMs você terá.
Mais detalhes mais para frente.

1-4 Fraco: Você tem constituição frágil.
5-8 Médio: Você tem uma saúde razoável.
9-12 Bom: Você está em boa forma, o resultado de exercícios regulares.
13-16 Ótimo: Você poderia correr uma maratona.
17-20 Excepcional: Você é suficientemente vigoroso para sobreviver a quase tudo.
21-24 Extraordinário: Tanque de guerra. (xD)



Armadura

Esta Característica representa a proteção e rijeza corporal do personagem. É o seu próprio couro ou carapaça, ou apenas habilidade de bloqueio.

Quando um personagem recebe um ataque, ele soma sua Habilidade à Armadura (e talvez algum item de proteção) para determinar sua Força de Defesa. Em certos casos, caso esteja surpreso ou incapaz de se mover, apenas a Armadura será válida para sua FD. Mais detalhes no tópico Regras e Combate.

1-4 Fraco: Se não puder contar com sua Habilidade, qualquer dano que você receber vai feri-lo.
5-8 Médio: Proteção mediana. Você consegue se proteger de ataques pouco poderosos.
9-12 Bom: Você consegue se proteger de ataques poderosos.
13-16 Ótimo: Sua pele ou couro apresenta uma rijeza incrível.
17-20 Excelente: Você poderia até mesmo dispensar o uso de armaduras metálicas.
21-24 Excepcional: Colossus é você? (xD)



Poder de Fogo

Quando o alvo está além do alcance dos socos e chutes, o personagem só pode contar com ataques à distância. Essa capacidade é representada pelo Poder de Fogo.

Como acontece com a Força, o PdF será somado à sua Habilidade para determinar sua Força de Ataque quando você faz um ataque à distância.

Novamente, a fonte desse Poder de Fogo depende da imaginação do jogador ­e aqui, como nos games e anime, vale literalmente qualquer coisa. Você pode possuir um Superpoder de disparar bolas de fogo, folhas de árvore, jatos d'água, luz roxa, uma imagem na forma de um dragão flamejante... não faz diferença alguma. A única observação a ser feita é de que esses ataques são considerados desarmados (e precisam ser comprados com pontos); a “arma” que dispara esses efeitos é o próprio corpo do personagem. Quando o personagem utiliza armas para combates à distância (compradas com dinheiro), o PdF determinará tanto a distância do disparo quanto o dano causado.

Limite de Munição: normalmente, a munição de um personagem desarmado equivale aos seus PMs, enquanto que personagens armados possuem o limite de munição comprado através de itens. Mais detalhes nos tópicois Equipamento e Regras e Combate.

Alcance: como dito anteriormente, o PdF é também utilizado para determinar o alcance dos ataques. Mais detalhes no tópico Regras e Combate.

1-4 Fraco: Você é impreciso para ataques à distância.
4-8 Médio: Você acerta latinhas encima de um muro.
9-12 Bom: Caçador de finais de semana.
13-16 Ótimo: Arqueiro olímpico
17-20 Excepcional: Atirador de elite.
21-24 Extraordinário: Predador.
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