O melhor site de RPG de toda a Net !!!
 
PortalPortal  InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  

Compartilhe | 
 

 Pontos de Vida e Pontos de Magia

Ir em baixo 
AutorMensagem
Alexander
Administrador
Administrador


Número de Mensagens : 42
Idade : 28
Pontos : 1
Reputação : 0
Data de inscrição : 16/11/2008

MensagemAssunto: Pontos de Vida e Pontos de Magia   Qua 19 Nov - 13:30

Pontos de Vida, ou PVs, são a "barra de energia" do personagem. Um tipo de "energia heróica", o poder de um herói, vilão ou criatura de tolerar mais dano que pessoas normais. Já os Pontos de Magia, ou PMs, são a energia que ele usa para ativar poderes especiais.

Para saber quantos PVs e PMs iniciais um personagem tem no momento em que ele é criado multiplique a Resistencia por 5.



Perdendo PVs

Um personagem que tenha perdido PVs estará ferido, escoriado e talvez até sangrando, mas ainda pode agir e lutar normalmente. Contudo, se ficar com 0 Pontos de Vida ou menos, estará morto ou inconsciente.



Perto da Morte

Certos eventos, como o uso de poderes ou habilidades especiais, são possíveis apenas quando o personagem corre grande risco. Esse estado é chamado Perto da Morte, e reflete a capacidade que alguns heróis possuem de realizar façanhas incríveis apenas quando estão muito feridos.

Um personagem está Perto da Morte quando seus Pontos de Vida estão reduzidos a uma quantidade diretamente inferior ou igual a 2vezes à sua Resistência: 2 PV para R1, 3 PVs para R2, 3 PVs para R3 e assim por diante. Portanto, um personagem com R2 (que normalmente tem 10 Pontos de Vida) estará
Perto da Morte quando tiver 4 PVs ou menos.

O mínimo necessário para estar Perto da Morte são 10 PVs.
Mais de 5 PVs nunca é considerado Perto da Morte, mesmo para personagens com R6 ou mais.

Não existe o estado de Perto da Morte para personagens
com R0 (que têm apenas 1 PV).



Status:

Quando um personagem chega a 0 PVs começa a receber status:

0 PVs) Muito Fraco: você ainda está consciente. Pode falar, ver e ouvir o que acontece à sua volta, mas só isso. Você está fraco demais para se mexer, lutar, usar magia ou fazer qualquer coisa que gaste PMs (mas, se tiver a Vantagem Energia Extra, pode tentar usá-la).

Você pode recuperar 1 PV imediatamente com o uso da Perícia Medicina (realizado por outra pessoa, é claro!).

-1 PVs) Inconsciente: você está inconsciente, mas não muito ferido. Pode recuperar 1 PV e despertar com uma hora de descanso, ou com um teste bem sucedido de Medicina.

-2 PVs) Ferido: você está inconsciente e muito ferido. Precisa descansar 6 horas para recuperar 1 PV e despertar.
Com cuidados médicos, pode recuperar 1 PV em uma hora.

-3 PVs) Gravemente Ferido: você está sangrando muito, a vida se esvai rapidamente de seu corpo. Você morrerá em 1 hora. Com cuidados médicos, pode recuperar 1 PV entre esse intervalo.

-4 PVs) Quase Morto: você está tão ferido que vai morrer em 2 turnos. Um teste de Medicina pode prolongar sua vida por mais 1 horas, mas depois disso não são permitidos novos testes. A única forma de realmente salvá-lo é com magia.

-5 PVs) Morto: não tem mais jeito. Agora, só mesmo com ressurreição.

Vale lembrar que magias de cura restauram PVs imediatamente, sem a necessidade de esperar pela
recuperação.



Pontos de Magia

Pontos de Magia são a energia usada para ativar poderes especiais. Qualquer personagem, mago ou não, tem uma quantidade de Pontos de Magia igual a seus Pontos de Vida. Sempre que um mago deseja conjurar uma magia, ela vai consumir PMs.

Caso os PVs de alguém sejam reduzidos devido a ferimentos e outros motivos, isso não reduz seus PMs. O
inverso também é válido – gastar ou perder PMs não afeta os PVs. Exceto pelo fato de que sua quantidade inicial é a mesma, estes atributos não têm nenhuma outra ligação entre si.

Perder ou gastar todos os PMs não provoca qualquer tipo de dano ou mal-estar.
Você não morre, nem fica cansado, se ficar com 0 PMs.

Apenas fica sem condições de ativar certos poderes até recuperar alguns.
Magias de cura, poções, tratamento médico e outras formas de recuperar PVs não servem para restaurar Pontos de Magia. Estes podem ser recuperados apenas com descanso, poções e itens especiais. Estes itens, descritos mais adiante, são muito mais raros e caros que aqueles destinados a curar PVs.




Recuperando PVs e PMs

Pontos de Vida e Magia perdidos são recuperados com descanso. Qualquer personagem pode recuperar todos os seus PVs e PMs com uma noite (no mínimo 8 horas) de descanso; ou então, com duas horas, recuperar 1 PV e 1 PM para cada ponto de sua Resistência. Por exemplo, ao dormir por duas horas, um aventureiro com R3 recupera 3 PVs e 3 PMs.

Um personagem que esteja com 0 PVs está muito ferido e não pode se recuperar assim tão rápido.

Ele precisa de mais tempo e também cuidados médicos, dependendo da gravidade de seus ferimentos.

Os lugares ideais para descansar são hotéis, estalagens ou outros tipos de abrigo (um templo, uma pensão familiar, uma base de operações, sua própria casa ou esconderijo...).

Quando é necessário pagar, o custo desse serviço vai depender da qualidade do estabelecimento e da quantidade de membros no grupo.

Pode variar de cinco Moedas (um estábulo ou pensão familiar muito humilde) até 150 Moedas (uma torre ou hotel luxuoso) por pessoa. A média geral é de 30 Moedas.

Personagens podem tentar testes de Manipulação ou outros meios para conseguir preços menores.

É possível descansar em lugares perigosos e pouco confortáveis, durante uma aventura, como em uma
masmorra, floresta ou estrada. No entanto, nessas condições, você não consegue descansar muito bem
(devido ao risco de ser atacado, o mau tempo, os barulhos da floresta, aquela maldita pedrinha em suas costas...). Com uma noite de sono você só consegue recuperar o equivalente a duas horas: 1 PV e 1 PM para cada ponto de sua Resistência. Por exemplo, ao dormir em lugar inadequado, um aventureiro com R2 recupera 2 PVs e 2 PMs após 8 horas.

Existem também pontos mágicos especiais de recuperação.
No mundo de Aragon, estátuas de Lena, a Deusa da Cura, restauram todos os PVs de todos os membros do grupo, enquanto estátuas da Deusa da Magia Wynna fazem o mesmo com seus PMs. Estas estátuas são encontradas em cada grande cidade do mundo, mas não em masmorras e lugares selvagens.

Recuperando Pontos de Magia: existem outras formas de recuperar PVs, como testes de Medicina, magias de cura, e Vantagens como Energia Extra. Note, entretanto, que NENHUMA destas formas se aplica a PMs. Pontos de Magia podem ser recuperados APENAS com descanso, pontos de recuperação e certos itens especiais, descritos a seguir.

Um personagem muito ferido, com 0 PVs, não pode recuperar Pontos de Magia enquanto não tiver pelo menos 1 PV, não importa quanto tempo fique assim.


Itens de Recuperação

Nos mundos fantásticos, é absolutamente normal encontrar itens de cura (mágicos ou não) à venda em qualquer cidade.
Em alguns casos, são poções de cura; em outros, frutos ou ervas com propriedades curativas. Itens deste tipo também podem existir em cenários modernos ou futuristas, na forma de kits de primeiros socorros ou remédios exatamente como nos videogames.

Em combate, usar um destes itens conta como uma ação completa.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
Pontos de Vida e Pontos de Magia
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» PONTOS PELO CELULAR
» Meus pontos não chegaram.
» Meus pontos não chegam!
» Robert Tales e a Magia Grega Livro 1: A Espada do Olimpo
» A vida de um meio sangue.

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
RPG Rules :: RPG - Geral :: Sugestões e opiniões.-
Ir para: