O melhor site de RPG de toda a Net !!!
 
PortalPortal  InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  

Compartilhe | 
 

 Pericias e Especialidades

Ir em baixo 
AutorMensagem
Alexander
Administrador
Administrador


Número de Mensagens : 42
Idade : 28
Pontos : 1
Reputação : 0
Data de inscrição : 16/11/2008

MensagemAssunto: Pericias e Especialidades   Qua 19 Nov - 20:02

3D&T é um jogo de RPG genérico. Embora seus temas principais sejam combates épicos contra monstros ou torneios entre os melhores lutadores do mundo, ele pode acomodar qualquer gênero e cenário ­ fantasia medieval, horror, ficção e qualquer outro. Em alguns casos, contudo, os personagens podem precisar de um pouco mais de realismo.

Perícias são parte desse realismo. É verdade que em aventuras do tipo "heróis detonando inimigos o dia todo” os personagens não precisam de outras habilidades, mas em outros gêneros, aventureiros não sabem apenas lutar. Eles são cientistas, espiões, detetives, médicos... ou seja, possuem outras habilidades.

Lutar continua sendo a principal habilidade para um personagem de 3D&T. As Perícias são opcionais; nenhum personagem precisa tê-las.

Por outro lado, um personagem pode comprar muitas Perícias e abrir mão de suas Características, reduzindo seu poder de combate para ganhar outras proficiências.

As Perícias podem ser usadas de uma forma mais "cinematográfica" (qualquer personagem pode ser um grande expert pagando poucos pontos); ou mais dura e realista (possuir muitos conhecimentos custará muitos pontos).

Como Possuir Perícias

Cada Perícia representa um grupo de conhecimentos, coisas que o personagem sabe fazer além de lutar.

Não existem Perícias sobre armas e combate: embora algumas até possam ser usadas para atacar, elas não têm efeito sobre as habilidades de combate normais do personagem, para isso existem Vantagens e Desvantagens específicas.

Nenhuma Perícia vai, jamais, ter qualquer efeito sofre a Força de Ataque ou Força de Defesa.

Existem onze Perícias: Animais, Arte, Ciência, Idiomas, Investigação, Máquinas, Medicina, Sobrevivência, Crime, Esporte e Manipulação. Na maioria dos mundos, qualquer habilidade ou conhecimento se encaixa em pelo menos um destes grupos. Todas as Perícias custam 3 pontos cada.




Perícias Completas

Quando escolhe possuir Perícias, você tem duas alternativas. A primeira e mais simples é comprar a Perícia
completa por 3 pontos.

Comprar uma Perícia completa pode ser caro (simples 3 pontos podem fazer MUITA diferença...), mas torna você um grande entendido naquela área. Se você escolheu Máquinas, isso inclui TUDO sobre dirigir, pilotar, operar, construir e consertar praticamente qualquer máquina, aparelho ou veículo. Se optou por Idiomas, saberá falar TODAS as principais línguas do mundo, podendo arranhar até os idiomas mais exóticos. ("Hmmm... acho que é aramaico! Estou fora de forma, mas creio que significa...").

Esta é a opção mais épica, heróica, cinematográfica. As histórias de horror, fantasia e super-heróis estão cheias de tipos assim. Compre a Perícia Ciência e você terá alguém muito parecido com Reed Richards, Doutor Quest, Doc Brown ou a Tartaruga Ninja Donatello. Ter a Perícia Animais torna você um Doutor Dollitle, Tarzã, Kazar e outros "amigos dos animais".



Especializações

Comprar uma Perícia completa tem grandes benefícios, mas também alguns malefícios. Pode ser que você NÃO deseje para seu personagem conhecimentos completos sobre Máquinas ­ talvez você prefira que seja apena só um mecânico, ou apenas um piloto, ou apenas um programador de computadores.

Esta é a opção mais realista. Em vez de comprar a Perícia completa, você pode escolher para o personagem uma pequena área da Perícia, uma Especialização.

Por 1 ponto, você pode pegar três Especializações quaisquer. É mais barato que comprar a Perícia inteira (3
pontos), mas você NÃO poderá usar os outros conhecimentos ligados àquela Perícia.

Então, se pagou 1 ponto para ter Montaria, Mecânica e Hipnotismo, não poderá usar outras habilidades de Animais, Máquinas ou Manipulação. Se escolheu Sobrevivência na Selva, não pode usar sua Perícia para sobreviver em desertos, montanhas ou outros lugares fora da selva.

Note que as três Especializações escolhidas NÃO precisam pertencer todas à mesma Perícia. Você pode escolher aquelas que quiser.



Testes de Perícia

Normalmente você não precisa jogar dados para testar uma Perícia ­ se tiver as ferramentas, instrumentos ou outros meios necessários, você sempre poderá contar com ela.

Para quem conhece Sobrevivência, encontrar abrigo contra a chuva é coisa fácil. Contudo, diante de certas situações complicadas (como abrigar-se contra uma chuva de meteoros, talvez), o Mestre pode exigir um teste de Habilidade ou outra Característica mais adequada ­ com bônus ou redutores, de acordo com a dificuldade.

Em certas situações também é permitido a um personagem fazer um teste para realizar certa tarefa mesmo quando ele não tem a Perícia necessária. Claro que, neste caso, o teste será bem mais difícil.

Tarefas Fáceis: personagens com a Perícia adequada e equipamento (se necessário) recebem um bônus de H+2.
Sem a Perícia ou o equipamento, um teste de H+1 (ou outra Característica que o Mestre escolher).
Tarefas Médias: personagens com a Perícia adequada e equipamento (se necessário) fazem um teste de H+1. Sem a Perícia ou o equipamento, um teste de H1.
Tarefas Difíceis: personagens com a Perícia adequada e equipamento (se necessário) fazem um teste de Habilidade. Sem a Perícia ou equipamento, não são permitidos testes.



Efeitos das Vantagens e Desvantagens

Embora isso seja complicar um pouco as coisas, o Mestre pode determinar bônus e redutores em testes de certas Perícias (ou Especializações) dependendo das Vantagens e Desvantagens do personagem. Abaixo seguem apenas alguns exemplos:

Aparência Inofensiva: +1 em Lábia e Sedução; -­2 em Interrogatório e Intimidação.

Arena, Ambiente Especial: +2 em Sobrevivência no local escolhido.

Código de Honra dos Cavalheiros: +1 em Sedução.

Código de Honra da Honestidade: ­-2 em Manipulação.

Boa Fama: +1 em Lábia e Sedução; ­-2 em Interrogatório, Intimidação e Tortura.

Genialidade: +1 em todas as Perícias.

Inculto: -­3 em todas as Perícias, exceto Animais, Esportes e Sobrevivência.

Insano: ­-2 em Manipulação.

Má Fama: +1 em Interrogatório, Intimidação e Tortura; ­-1 em Lábia e Sedução.

Aparência Monstruosa: +1 em Interrogatório e Intimidação; -­2 em Lábia e Sedução.

Perito: +1 em duas Especializações que já possua.



Listas de Perícias

Você verá a seguir explicações sobre cada Perícia, e também uma lista de Especializações possíveis. Perceba que se você comprar a Perícia completa por 3 pontos, você terá TODAS as Especializações.

Perceba que às vezes uma mesma Especialização pode aparecer em duas ou mais Perícias ao mesmo tempo: Rastreio aparece em Crime, investigação e Sobrevivência; e Veterinária estará em Animais e Medicina. Em termos de jogo, nada disso faz diferença ­ um personagem que sabe pescar pode faze-lo por esporte ou para sobreviver.


Animais

Você entende de animais. Um personagem com esta Perícia sabe cuidar de animais, tratar de seus ferimentos, evitar animais perigosos, cavalgar, treinar e até domar um animal selvagem (mas se deseja ter um animal treinado, vai precisar também da vantagem Aliado). Em mundos de fantasia, esta Perícia também permite se comunicar com os animais.

Doma: você sabe domar animais selvagens Montaria: você sabe montar cavalos e outros tipos de animais, como elefantes e camelos.

Tratamento: você sabe alimentar e cuidar de animais. Pode também perceber se um animal está doente.

Treinamento: você sabe treinar animais domésticos para fazer truques simples, como andar, parar, sentar, guardar e atacar.

Veterinária: você pode fazer diagnósticos, prestar primeiros socorros e fazer cirurgias em animais. Funciona como Medicina (e suas Especializações), mas apenas para animais.

Arte

Você tem sensibilidade e talento para artes. Sabe cantar, dançar, desenhar e tocar instrumentos musicais. Esta Perícia é uma exigência para certas magias que influenciam a mente e/ou os sentimentos (como O
Canto da Sereia).

Atuação: você é um ator. Pode simular emoções que não está sentindo.

Falsificação: você sabe criar cópias de cartas, documentos, obras de arte e outros objetos, e também reconhecer peças falsificadas.

Fotografia: você sabe tirar fotos profissionais e, se tiver acesso a um laboratório, revelar fotos.

Instrumentos Musicais: você sabe tocar instrumentos musicais de vários tipos.

Prestidigitação: você pode fazer truques com pequenos objetos, fazendo sumir moedas, lenços e cartas de baralho como se fosse mágica.

Redação: você sabe produzir textos profissionais: relatórios, poesias, romances, reportagens, cartas de amor...

Outras Especializações: Canto, Culinária, Dança, Desenho e Pintura, Escultura, Olaria, lIusionismo, Joalheria...


Ciência

Você é um cientista. Tem grandes conhecimentos sobre ciências em geral, incluindo os mais obscuros.

Astronomia: você sabe reconhecer estrelas e constelações, ler mapas estelares e saber se existem planetas à volta de uma estrela.

Biologia: você sabe tudo sobre plantas e animais. Sabe dizer quais são comestíveis, venenosos, medicinais...

Ciências Proibidas: você conhece coisas que não deveria: feitiçaria, extraterrestres, OVNls, necromancia, demônios...

Geografia: você sabe fazer mapas e reconhecer lugares através da paisagem.

História: você sabe sobre os fatos notáveis ocorridos na história da humanidade.

Meteorologia: você sabe prever o clima nos dias ou horas seguintes.

Psicologia: você conhece a mente humana e, se tiver informações suficientes, pode prever o comportamento de uma pessoa ou grupo de pessoas.

Outras Especializações: Antropologia, Arqueologia, Criminalística, Ecologia, Genética, Literatura, Metalografia, Química, Ufologia...

Crime

Você é um ladrão, espião, falsário, arrombador ou outro tipo de criminoso.

Armadilhas: você sabe construir, armar e desarmar armadilhas, explosivos e aparelhos de detecção.

Arrombamento: você sabe como forçar portas e abrir fechaduras trancadas.

Criptografia: você sabe criar e decifrar mensagens secretas.

Disfarce: você sabe se parecer com outra pessoa, ou apenas ocultar a própria aparência.

Falsificação: você sabe criar cópias de cartas, documentos, obras de arte e outros objetos ­ e também reconhecer peças falsificadas.

Furtividade: você sabe se esconder e também mover-se em silêncio e sem ser visto.

Intimidação: igual à Lábia, mas usa ameaças em vez de conversa amistosa.

Punga: você sabe bater carteiras. Rastreio: você sabe seguir pistas e pegadas.

Tortura: você consegue o que deseja provocando dor em suas vítimas.

Esporte

Você é um atleta. Sabe praticar vários tipos de esportes, e conhece suas regras. Atenção: se você pretende usar algum esporte em combate (artes marciais, boxe...) terá que usar as regras normais de combate.

Acrobacia: você pode equilibrar-se em pequenas superfícies, andar sobre cordas, fazer malabarismo...

Alpinismo: você sabe escalar montanhas, subir em muros altos, árvores e até edifícios.

Corrida: você é um corredor de curta e longa distância.

Jogos: você conhece muitos jogos, como cartas, jogos de tabuleiro, videogames, RPGs... (xD)

Mergulho: você sabe usar equipamento de mergulho.

Natação: você sabe... bem, nadar.(xD)

Pilotagem: você sabe pilotar aeronaves(dirigiveis), barcos e veículos de competição como carros(carruagens) de corrida, barcos.

Outras Especializações: Arremesso, Boxe, Artes Marciais, Salto, Caça, Pesca, Pára-quedismo...

­
Idioma

Você é um poliglota. Conhece os principais idiomas usados no mundo, e pode aprender com facilidade outras línguas.
Se você não possui esta Perícia, saberá falar apenas sua língua nativa. Cada idioma conta como uma Especialização separada.

Código Morse: você sabe transmitir e receber mensagens compostas de pontos e traços.

Criptografia: você sabe criar e decifrar mensagens secretas.

Leitura Labial: você sabe descobrir o que alguém está dizendo observando os movimentos de sua boca.

Linguagem de Sinais: você pode se comunicar sem som, com gestos.

Outras Especializações: Inglês, Francês, Italiano, Alemão, Espanhol e demais idiomas.

­
Investigação

Você é um policial, detetive ou agente secreto, e conhece técnicas de investigação. Sabe seguir pegadas, procurar impressões digitais, usar disfarces, instalar explosivos, decifrar códigos secretos, destrancar fechaduras e desarmar armadilhas.

Armadilhas: você sabe construir, armar e desarmar armadilhas, explosivos e aparelhos de detecção.

Arrombamento: você sabe como forçar portas e abrir fechaduras trancadas.

Criptografia: você sabe criar e decifrar mensagens secretas.

Disfarce: você sabe se parecer com outra pessoa, ou ocultar a própria aparência.

Falsificação: você sabe criar cópias de cartas, documentos, obras de arte e outros objetos ­ e também reconhecer peças falsificadas.

Furtividade: você sabe se esconder e também mover-se em silêncio e sem ser visto.

Interrogatório: com perguntas habilidosas e muita pressão emocional, você pode conseguir de uma pessoa o que deseja.

Intimidação: igual à Lábia, mas usa ameaças em vez de conversa amistosa.

Rastreio: você sabe seguir pistas e pegadas.

Máquinas

Você é bom com máquinas, veículos e computadores. Sabe operar, pilotar, dirigir, construir e consertar qualquer coisa, se tiver as peças e ferramentas certas. Esta Perícia é uma exigência para possuir uma Máquina (caso seja permitido pelo Mestre) e também consertar (ou seja, restaurar Pontos de Vida) Máquinas e Construtos.

Armadilhas: você sabe construir, armar e desarmar armadilhas, explosivos e aparelhos de detecção.

Condução: você sabe dirigir veículos terrestres como carruagens

Mecânica: você sabe consertar (mas não construir) máquinas, veículos e armas.

Pilotagem: você sabe pilotar aeronaves(dirigiveis), barcos e veículos de competição como carros de corrida, barcos.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Alexander
Administrador
Administrador


Número de Mensagens : 42
Idade : 28
Pontos : 1
Reputação : 0
Data de inscrição : 16/11/2008

MensagemAssunto: Re: Pericias e Especialidades   Qua 19 Nov - 20:02

Manipulação

Você sabe obter favores de outras pessoas por meios diversos, através de truques, engodos ou ameaças.

Hipnose: você pode afetar a mente de uma pessoa e tornala mais fácil de manipular.

Interrogatório: com perguntas habilidosas e muita pressão emocional, você pode conseguir de uma pessoa o que deseja.

Lábia: você convence as pessoas com muita bajulação e conversa mole.

Intimidação: igual à Lábia, mas usa ameaças em vez de conversa amistosa.

Tortura: você consegue o que deseja provocando dor em suas vítimas.

Sedução: você sabe fingir sentimentos românticos com relação à vítima.

Medicina

Você é um bom médico. Sabe dizer que tipo de doença um paciente tem, como cura-la, e também pode fazer cirurgias.

Quando um personagem precisa de cuidados médicos, você pode providenciar.

Um teste bem sucedido de Medicina pode restaurar 1 PV em um personagem, mas é permitido apenas um teste por dia para cada personagem.

Medicina pode ser usada para recobrar personagens que estejam com 0 PVs, dependendo da gravidade de seus ferimentos. Veja no capítulo Pontos de Vida.

Para Personagens que não sejam clérigos, esta Perícia é uma exigência para certas magias de cura.

Cirurgia: você sabe tratar de doenças e ferimentos internos.

Diagnose: você sabe dizer se uma pessoa está doente, reconhecer a doença e qual a maneira de curá-la.

Primeiros Socorros: você sabe fazer curativos, reduzir fraturas, deter sangramentos e outras coisas que se deve fazer ­ ou NÃO fazer ­ em caso de acidentes com vítimas.

Psiquiatria: você sabe lidar com traumas e doenças mentais. Quando um personagens Insano falha em seu teste para resistir à loucura, você ainda pode tentar um teste de Habilidade para ajudá-lo (mas não poderá cura-lo totalmente de sua insanidade).

Veterinária: você pode fazer diagnósticos, prestar primeiros socorros e fazer cirurgias em animais.

Sobrevivencia

Você consegue sobreviver em lugares selvagens. Sabe caçar, pescar, seguir pistas e encontrar abrigo para você e seus amigos. Cada tipo de região conta como uma Especialização.

Alpinismo: você sabe escalar em montanhas, subir em muros altos, árvores e até edifícios.

Armadilhas: você sabe construir, armar e desarmar armadilhas, explosivos e aparelhos de detecção.

Furtividade: você sabe se esconder e também mover se em silêncio e sem ser visto.

Meteorologia: você sabe prever o clima nos dias ou horas seguintes.

Navegação: você sabe dizer onde está e que direção deve seguir.

Pesca: você sabe pegar peixes e outros animais aquáticos com linha e anzol, rede ou arpão.

Rastreio: você sabe seguir pistas e pegadas.

Outras Especializações: Ártico, Oceano, Rios de Lagos, Floresta Tropical, Floresta Temperada, Planície, Deserto, Montanha, Cavernas...
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
Pericias e Especialidades
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Pericias de Arqueiro
» Pericias
» Tutorial de Perícias
» Habilidades (/Pericias)

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
RPG Rules :: RPG - Geral :: Sugestões e opiniões.-
Ir para: