O jogador de RPG faz de conta que é outra pessoa.
Ele finge ser um personagem. Então, para jogar RPG, primeiro você vai precisar de um
personagem.
O personagem é o herói que vai participar das aventuras, obedecendo aos comandos do jogador que o controla. Ele é como um lutador de videogame, que aplica golpes quando você aperta os botões. A diferença é que, em vez de apertar botões, você tc aquilo que seu personagem vai fazer.
O que o jogador fala, o personagem faz. Se o jogador diz "estou abrindo a porta", na verdade não é ele, e sim seu personagem, que tenta abrir a porta.
A Construção do PeronagemOs módulos 3D&T publicados até agora trazem vários personagens prontos para jogar. Usar um personagem pronto poupa o jogador de algum trabalho e permite começar a jogar mais rápido. Contudo, grande parte da diversão no RPG está justamente em inventar seu próprio herói.
Adiante você vai aprender regras sobre como usar números para construir um personagem – mas é você
quem vai fornecer o material mais importante: sua imaginação. Qualquer um pode fazer contas e preencher
uma ficha com informações, mas isso não basta para ter um personagem interessante.
A primeira coisa a fazer é escolher um conceito, uma idéia básica. O que seu personagem vai ser? Um guerreiro bárbaro com um machado mágico e uma pele de pantera jogada sobre os ombros? Um feiticeiro caçador de vampiros? Um lutador de rua em busca de vingança? Um ninja biônico combatente do crime? Você pode ser tudo isso e qualquer outra coisa que imaginar.
A Ficha do PersonagemDepois de escolher um conceito, o próximo passo é preencher a Ficha de Personagem
um tipo de formulário que você encontra no tópico de inscrições
Quando estiver preenchida, a Ficha passa a funcionar como um registro das coisas que seu personagem consegue fazer. Essas informações serão importantes no jogo.
Você tem alguma liberdade para preencher a Ficha, mas não liberdade total. A Ficha mede o poder do personagem, e existem limites para esse poder. Para fazer seu herói, você recebe certa quantidade de pontos: esses pontos serão usados para "comprar" poderes para o personagem. O número de pontos que você recebe vai variar, como veremos a seguir.
A PontuaçãoOs pontos servem para "medir" o poder de um personagem. A pontuação inicial dos personagens jogadores é para este RPG será da classificação:
Novato (10 pontos): você é um herói ainda em começo de carreira. Pode ter Características e Focus até 2, e até duas Vantagens. Pode ter até três Desvantagens de 1 a 2 pontos cada, ou duas Desvantagens de qualquer valor.
Apenas personagens jogadores com esta pontuação podem adotar kits do Aventureiro.
CaracteristicasAs Características são as informações mais importantes sobre seu personagem
são números que dizem como ele é. Quanto mais altas, mais poderoso ele será. Elas variam de 0 a 5, mas certos personagens e criaturas poderosas podem ter Características mais altas.
As Características são: Força, Habilidade, Resistência, Armadura e Poder de Fogo. Elas também podem aparecer abreviadas como F, H, R, A e PdF, respectivamente. Pessoas normais quase sempre têm 0 em todas essas Características; um valor 1 corresponde ao máximo possível para "humanos normais". Qualquer valor acima de 1 já é considerado heróico ou sobre-humano.
Quando você constrói um personagem, cada ponto compra um ponto de Característica. Você pode, por exemplo, usar 12 pontos para comprar Força 2, Habilidade 4, Resistência 1, Armadura 2 e Poder de Fogo 3 (2+4+1+2+3=12).
Preencha estes valores na Ficha de Personagem.
Um personagem recém criado nunca pode ter nenhuma Característica maior que 5, não importa quantos pontos ele tenha para gastar.
Pontos de Vida (PVs)Os Pontos de Vida, ou PVs, são a "energia vital" de um personagem, como se fosse sua barra de energia no videogame. Quanto mais Pontos de Vida ele tem, mais difícil será matá-lo.
Humanos normais têm apenas 1 PV, enquanto um personagem jogador pode ter 6, 10 ou até 30 PVs!
Você não compra Pontos de Vida; eles dependem da Resistência do personagem. Veja mais detalhes nos tópicos Características, Pontos de Vida e Pontos de Magia.
Pontos de Magia (PMs)Os Pontos de Magia, ou PMs, são o "combustível" que seu personagem utiliza para ativar certos poderes especiais. Magos usam PMs para lançar magias, enquanto não-magos usam esses mesmos PMs para fazer ataques mais fortes, reforçar suas defesas, ou usar superpoderes e outras habilidades sobrenaturais.
Veja mais detalhes nos tópicos Características, Pontos de Vida e Pontos de Magia.
Vantagens e DesvantagensAs Vantagens são poderes ou habilidades especiais que cada personagem tem. Desvantagens são suas fraquezas, coisas que atrapalham seu desempenho.
Uma Vantagem ou Desvantagem diz também a qual raça o personagem pertence.
Cada personagem tem seu próprio conjunto de Vantagens e Desvantagens. Você vai encontrar em outro tópico uma longa lista contendo várias Vantagens e Desvantagens.
Vantagens são compradas com pontos. Em vez de gastar todos os pontos em Características, você pode uardar alguns para ter coisas como um Aliado, um Ataque Especial, Invisibilidade e outras coisas. Cada uma tem seu próprio custo, geralmente 1, 2 ou 3 pontos mas algumas podem ser bem mais caras. Você pode comprar quantas Vantagens quiser, se puder pagar por elas.
Você também pode pegar Desvantagens, para ganhar pontos. Cada Desvantagem dá 1, 2, 3 ou até 4 pontos extras para gastar com Características ou Vantagens.
PeríciasPerícias são um tipo diferente de Vantagem.
Cada Perícia é um grupo de conhecimentos, coisas que o personagem sabe fazer além de lutar. Nenhuma Perícia pode ser usada em combate, mas elas são úteis em outras situações. Existem onze Perícias (cada uma com suas Especializações): Animais, Arte, Ciência, Crime, Esporte, Idiomas, Investigação, Manipulação, Máquinas, Medicina e Sobrevivência.
MagiaEm alguns casos, seu personagem pode ser capaz de usar magia. Normalmente isso faz dele um mago, mas também pode ser um clérigo, paladino, bardo, artista marcial...
Magia é um tipo de poder diferente e um tanto complicado.
Poder mágico também é comprado com pontos. Esse poder é medido através de seis Caminhos (Água, Ar, Fogo, Luz, Terra, Trevas) e o Focus de cada um. Assim como as Características, o Focus vai de 0 a 5. Um personagem recém criado nunca pode ter Focus maior que 5. Mais detalhes no tópico Magia e Magos.
DinheiroNa maioria das vezes, em uma aventura de 3D&T, ter dinheiro não é assim tão importante.
Dinheiro não faz um herói vencer o mal, mas em alguns casos pode ajudar. Pequenas coisas como uma noite na estalagem, um novo cavalo ou carro, equipamentos, uma passagem para Marte (XD), comida e bebida... os aventureiros não podem conseguir essas coisas com socos, chutes e disparos. Bem, pelo menos não o tempo todo...
A unidade monetária básica de 3D&T é a Moeda Zenny (Z$). Uma Moeda vale cerca de um copo de uma bebida não alcoólica qualquer.
Além de seus pertences pessoais, um personagem recém criado tem certa quantidade de dinheiro disponível. Ela é igual a 100 Moedas neste RPG. Esse valor pode variar, dependendo das Vantagens e Desvantagens que ele tiver:
- Citação :
- VANTAGENS/DESVANTAGENS VARIAÇÃO (Z$)
Aparência Agradável +50
Aparência Monstruosa -10
Boa Fama +50
Clericato ou Paladino -10
Patrono +200
Perito +50
Qualquer Perícia +200
Qualquer Especialização +50
Torcida +10
Assombrado/Maldição -10
Código de Honra dos Heróis -10
Código de Honra da Honestidade -10
Má Fama -100
Inculto -100
Insano -50
Caso o cálculo resulte em um valor negativo, o personagem tem dividas: qualquer dinheiro que ele consiga durante as aventuras deve ser empregado para salda-las (ou, caso contrário, ele pode ser perseguido por seus credores como se fossem Inimigos!).
Personagens com a Vantagem Recursos adicionam ao resultado do dinheiro inicial o valor de sua renda mensal (para maiores detalhes veja no tópico Vantagens).
Contudo, lembre-se que o dinheiro de personagens recémcriados nunca pode ser usado para comprar itens e equipamentos mágicos, não importa quão rico seja.